quarta 14 abril 2021
Geral

por Edson Edgar Batista
 
Apesar de todas as dificuldades que as entidades que lidam com gerenciamento de resíduos sólidos enfrentam, principalmente no que diz respeito a políticas públicas mais intensas para o setor, a Cooperativa de Catadores Regional-COOPERSOL, vem conseguindo seus avanços.
No mês janeiro/2016 um grupo provindo do Estado do Pará, município de Canaã dos Carajás, visitou as instalações da COOPERSOL, em busca de mais informações sobre o modelo de gestão que vem sendo desenvolvido.
Estiveram presentes na visita Zito Augusto Secretário de Obras e Osmar engenheiro sanitarista e ambiental. Foram recebidos por todo(a)s o(a)s cooperado(a)s da COOPERSOL.
Em Canaã do Carajás existe um grupo de catadores – a COOLETAR – Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis, mas, segundo informado pelos visitantes, a entidade carece de uma melhor formalização, tanto sob o ponto de vista legal, como sob o ponto de vista de um modelo de gestão.
O propósito básico inicial é criar uma parceria onde as duas entidades possam “trocar” experiências e caminhar para um processo de fortalecimento mútuo.
O próximo passo será uma visita da COOPERSOL à COOLETAR, que se realizará nos próximos meses, quando então os assuntos serão mais detalhados e os encaminhamentos de maneira mais programática.
Certamente novas situações surgirão e podem beneficiar o setor.
 
Desenvolvido por Enzo Nagata