URNA – Não será surpresa para esta coluna se o nome do jalesense Fernando César Cervantes dos Santos estiver na urna eletrônica no dia 3 de outubro como candidato a deputado federal. A convite de um dirigente partidário, ele se filiou ao PL, o novo partido do presidente Jair Bolsonaro. Fernando é médico otorrinolaringologista em São Paulo, tem 25 anos de carreira e atende os pacientes no mesmo local desde que começou a trabalhar na capital. Comunicativo, Fernando está sempre em Jales e tem propriedade em Dirce Reis.

RETAGUARDA – O primeiro incentivo Fernando já ganhou — o da mãe, Catalina Cervantes, professora aposentada e escritora. Consta que o sogro José Edson Freitas Nogueira, que terminou a carreira no magistério como supervisor de ensino, embora seja petista-raiz e tenha sido até candidato a deputado estadual pelo partido, também teria acenado com apoio ao genro.

BUS STOP – O deputado estadual licenciado Itamar Borges, atual secretário Estadual de Agricultura e Abastecimento, é um verdadeiro mestre no marketing pessoal. Em datas temáticas como Natal, Ano Novo, aniversário de cidades, etc., ele usa todos os meios para levar seu nome, desde os tradicionais, como cartões pelos correios, mensagens em jornais e rádios, até as mídias digitais. Mas, no final do ano que passou, Itamar se superou em Jales. O nome dele com foto mostrando-o todo sorridente, estava em adesivo-gigante no vidro traseiro de ônibus da Viação Jauense, empresa que explora o serviço de circular na cidade, desejando Feliz Natal e próspero Ano Novo à população.

Ação de marketing positivo de Itamar Borges em ônibus da circular em Jales no final do ano passado


VIOLÊNCIA – A deputada estadual Analice Fernandes (PSDB) fechou 2021 com a chamada chave de ouro. Exatamente no dia 24 de dezembro, portanto, na véspera do Natal, o governador em exercício Rodrigo Garcia sancionou lei de autoria da parlamentar, que determina a prioridade de atendimento e emissão de laudos pelo Instituto Médico Legal (IML) a mulheres vítimas de violência doméstica e familiar ou vítima de estupros de vulneráveis. A regra, segundo noticiou a imprensa, vale para todo o Estado de São Paulo.

Governador Rodrigo Garcia sanciona projeto de lei de Analice Fernandes em defesa das mulheres

M DE MULHER – Esta não é a primeira vez que a deputada estadual mais votada em Jales em quatro eleições e com profundas vinculações com sua cidade natal dá demonstrações de que não tem medo de cara feia de homem metido a machão. Vale lembrar que, por ocasião do rumoroso caso envolvendo o deputado estadual Fernando Cury, acusado de importunar sexualmente a deputada estadual Isa Penna (PSOL), apalpando-lhe os seios em plena reunião da Assembleia Legislativa, tudo transmitido em tempo real pelas redes sociais do parlamento paulista, Analice, dias depois, foi à tribuna e fez um pronunciamento de solidariedade à colega. Detalhe: Analice é líder da bancada do PSDB, Cury integra a base aliada e Isa é oposicionista ao governo Doria do tipo radical.

HORIZONTES – Como ficarão as relações (sociais, amorosas, profissionais) depois da experiência da pandemia? Para refletir sobre referido panorama, o “Estadão” convidou cinco escritores cujos textos foram publicados no Caderno Cultura e Comportamento na edição de 28 de dezembro. Um dos autores convidados foi o escritor Joca Reiners Terron ao lado de nomes como os de Natalia Timerman, Tobias Carvalho, Natalia Borges Polesso e Felipe Franco Munhoz. O título do conto de Joca foi “Na véspera de um Natal passado”.

TRAJETÓRIA – Este registro tem a ver com o fato de que referido homem de letras mantém vinculações com Jales, onde inclusive já morou, e onde moram seus pais Leopoldina Reiners Terron e José Terron Spina (ex-gerente do Banco do Brasil e provedor da Santa Casa por 10 anos) e o irmão Fernando, o Beia, engenheiro agrônomo e empresário. “O riso dos ratos” é seu mais recente romance.

CHORINHO NOVO – Os cartórios brasileiros registraram o menor número de nascimentos desde 2002, quando iniciaram sua série histórica: foram contabilizados apenas 2.55l.942 recém-nascidos em 2021, informa a coluna de Monica Bergamo, na Folha de S. Paulo. Essa foi a primeira vez que o índice ficou abaixo de 2 milhões e 6 00 mil nascimentos.

REGISTRO CIVIL – Antes disso, segundo a mesma fonte, o menor número ocorreu em 2020, com 2.640.969 nascimentos. Os dados integram a terceira edição do Relatório Anual Cartório em Números, que foi lançado na semana que passou e compila informações de todas as 13.440 unidades distribuídas pelo país, inclusive a de Jales.

ASSOMBRAÇÃO – Segundo a Associação dos Notários e Registradores (Anoreg) do Brasil, que organiza o documento, a queda pode ser atribuída ao receio de ter filhos em meio à pandemia da Covid-19.

LUTO – Durante a crise sanitária, os cartórios ainda registraram no ano passado um recorde de óbitos em relação à série histórica: foram 1.684.263 Mortes apontadas pelo segmento de registro civil contra 1.470.856 em 2020, segundo ano com mais óbitos.

Comments are closed.