A ORGANIZAÇÃO
Mundial da Saúde (OMS) adverte: o diagnóstico precoce de uma patologia pode fazer toda diferença em relação à qualidade e tempo de vida de uma pessoa. Porém, ainda muita gente ainda não compreende a relevância desse benefício.

NA INTENÇÃO
de promover saúde através da identificação precoce e acompanhamento, a unidade móvel da “Carreta da Mamografia” do Hospital de Amor estará prestando atendimento para as mulheres com idade entre 50 e 69 anos em Jales, entre os dias 2 de fevereiro e 4 de março.


A CARRETA
ficará estacionada no Comboio (Feira do Produtor Rural) para a realização de exames. A ação é executada em parceria com a Prefeitura de Jales, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com os responsáveis pela Carreta da Mamografia, esse é um projeto de rastreamento mamográfico e tem por objetivo a detecção precoce do câncer de mama.

EM 2021,
o Instituto Nacional de Câncer – INCA estimou 66.280 casos novos de câncer de mama no Brasil, aproximadamente 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Ainda segundo o instituto, esse tipo de câncer também ocupa a primeira posição em mortalidade entre as mulheres no Brasil. As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste.

OS PRINCIPAIS
sintomas suspeitos de câncer de mama são: nódulo, geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito e saída espontânea de líquido. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

A SECRETARIA
Municipal de Comunicação informou que as mulheres interessadas em efetuar o exame devem procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua residência para agendar a data e o horário para o procedimento. É necessário levar cópias do RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência e o comprovante de vacinação da Covid-19. Já no dia da realização dos exames é necessário levar os documentos originais.

PARA MAIORES INFORMAÇÕES
sobre a ação, os munícipes devem procurar a unidade de saúde mais próxima ou ligar para os telefones: (17) 3632 1048 ou 3632 7047.

  • Bruno Gabaldi

Comments are closed.