Começou 2022 e significa que estamos em ano de Copa do Mundo. De olho no Mundial que começa em novembro, no Catar, o técnico Tite fez sua primeira convocação da temporada ainda sem Neymar, lesionado, mas com a presença de Vinicius Junior e novamente com oportunidade para os experientes Daniel Alves e Philippe Coutinho.
No geral, a lista de convocados do técnico brasileiro tem sentido, principalmente por desta vez apostar logo de cara em Vinicius Junior, o melhor jogador brasileiro no momento no planeta. Aos 21 anos, o jovem acumula 15 gols e sete assistências com a camisa do Real Madrid na temporada, e Tite tem como obrigação arrumar espaço para o atleta no time titular do Brasil. Vinicius tem talento de sobra para ser, ao lado de Neymar, protagonista da Seleção no Catar.
Em relação à Daniel Alves e Philippe Coutinho, a convocação é polêmica e fica claríssimo que a dupla tem enorme prestígio com o treinador. Após deixar o São Paulo recebendo enxurrada de críticas, Dani voltou ao Barcelona, onde é ídolo, e aos poucos tenta retomar o alto nível. Até o momento, o atleta de 38 anos tem quatro jogos pelo time espanhol, duas assistências e nenhum gol.
Importante na Copa do Mundo de 2018, Philippe Coutinho sofreu com a queda de rendimento e as seguidas lesões nos últimos anos. Recuperado fisicamente, o meia não conseguiu espaço no Barça e acabou de ser emprestado ao Aston Villa, da Inglaterra. Um dia depois da convocação de Tite, Coutinho reestreou no futebol inglês, agora aos 29 anos. Ele começou o jogo no banco de reservas, entrou em campo com o seu time perdendo de 2 a 0 para o Manchester United e logo de cara garantiu um gol e uma assistência na partida que terminou empatada por 2 a 2.
Apesar dos momentos de incertezas em relação aos atletas, é visível que a dupla tem enorme possibilidade de ir à Copa do Mundo. Pelo futebol apresentado no momento, ambos não mereciam a convocação, mas Daniel Alves e Coutinho são jogadores acima da média em suas posições e podem decidir o jogo em uma jogada.
Pela direita, Danilo está consolidado com Tite e muito próximo da Copa. Até o final do ano, a disputa deve ficar entre o veterano Daniel Alves e o jovem Emerson Royal, do Tottenham. No meio-campo, Coutinho disputa vaga com Everton Ribeiro, que passou longe de ser destaque do Flamengo em 2021. Um dos dois meias vai ao Catar, assim como Lucas Paquetá, praticamente garantido no Mundial.
Falta menos de um ano para a Copa do Mundo e não restam muitas vagas no elenco da Seleção. Neste momento, Tite tem que pensar em Vinicius Junior como protagonista da equipe e vale a insistência para recuperar Daniel Alves e Philippe Coutinho. No entanto, é importante ressaltar que a dupla merece ser convocada para o Mundial apenas se estiver atuando em alto nível no final de 2022.

Eduardo Martins
(jalesense, jornalista com formação na PUC-Campinas)

Comments are closed.